Barulhos ou ruídos na mandíbula é uma ocorrência que afeta diversas pessoas em todo o mundo e, se estiver causando dor ou afetando seu rosto de outras maneiras, é melhor visitar um dentista para descartar quaisquer problemas subjacentes que possam lhe causar maiores danos.
Neste texto, exploramos tudo o que você precisa saber sobre os barulhos ou ruídos na mandíbula: por que isso acontece, sinais e sintomas relacionados.
Por que minha mandíbula faz barulho?
O barulho da mandíbula é causado por uma condição chamada disfunção temporomandibular (DTM). É um mau funcionamento que pode ser causado por problemas com os músculos da mandíbula, nervos ou articulações temporomandibulares – as duas articulações que conectam o maxilar aos ossos temporais em cada lado da face.
A DTM tem uma variedade de causas potenciais. Pode ocorrer se você mascar chiclete demais, ranger os dentes, apertar demais a mandíbula, empurrar muito a mandíbula para fora ou tiver o hábito de morder os lábios e as bochechas e traumas principalmente. Essas ações podem causar danos às articulações temporomandibulares, resultando em estalos, estalidos, e crepitação, quando você move a mandíbula em determinadas direções.
Devo fazer tratamento para o barulho da mandíbula?
Se você tiver algum dos seguintes sintomas, é importante agendar uma consulta com o seu dentista:
- Dores ao estalar;
- Rosto inchado;
- Dificuldade em abrir a boca;
- Mandíbula fica travada no lugar;
- Dificuldade para se alimentar;
- Dores de cabeça, dores de dente, dores no pescoço e dores de ouvido.
Algumas vezes a DTM pode indicar uma condição médica subjacente que precisa ser tratada. Essas incluem:
- Lesão no maxilar, como uma fratura ou luxação (é muito provável que você saiba se esse é o caso);
- Osteoartrite;
- Osteoporose;
- Infecção do maxilar: Isso pode ser causado por cáries dentárias não tratadas, o que pode levar a sérios problemas de saúde;
- Síndrome da dor miofascial: É causada por tensão muscular, fadiga ou espasmo nos músculos mastigatórios;
- Desalinhamento dos dentes (má oclusão);
- Apneia do sono: Estudos mostraram uma possível ligação entre DTM, bruxismo e apneia do sono, portanto, se você ronca alto e está cansado o tempo todo, deve procurar um tratamento;
- Tumor (ameloblastoma): Este é um tumor extremamente raro que pode se formar perto dos dentes do siso ou molares, o que pode afetar o movimento da mandíbula e causar estalos.
Se você está sofrendo de algum dos problemas mencionados acima, como dor na mandíbula, dificuldade para abrir a boca ou dificuldade para mastigar, recomendamos que converse com seu dentista sobre o problema. Ele pode ajudar a diagnosticar o problema e recomendar tratamentos potenciais.
Na clínica do Dr Victor Vaz, realizamos os tratamentos de dores crônicas relacionadas a DTM.
Tem dúvidas ou quer receber direcionamento do Dr Victor Vaz?
Nos envie uma mensagem CLIQUE NO BOT


Nenhum Comentário