Tratamento de ronco e apneia do sono
O ronco e a apneia obstrutiva do sono são sinais de que há uma interrupção no fluxo de oxigênio para dentro e para fora das vias aéreas. Ao roncar, o ar flui sobre as estruturas relaxadas da garganta, fazendo com que os tecidos vibrem. A apneia obstrutiva do sono acontece quando as paredes da garganta se juntam durante o sono, bloqueando a passagem de oxigênio para os pulmões. Com a apneia, o cérebro sinaliza que não está recebendo oxigênio suficiente, o que faz com que a pessoa acorde e comece a respirar normalmente novamente. A apneia do sono aumenta o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e outros problemas de saúde.
Marcar uma consulta com seu dentista pode ajudar a identificar a causa dos problemas respiratórios quando você está dormindo. Um diagnóstico correto pode exigir um estudo do sono durante a noite para observar e medir seus níveis de sono, respiração e oxigênio. Embora nem todas as pessoas que roncam tenham apneia do sono, é importante descartar essa possibilidade devido ao impacto em outras áreas da sua saúde.
Sintomas de apneia do sono
Um sintoma comum da Apneia do Sono é a exaustão devido à interrupção repetida do sono ao acordar durante a noite. Muitas pessoas não percebem que têm apneia do sono até que seu parceiro se queixe de seu próprio sono ser perturbado. O ronco e a apneia do sono podem ter um impacto maior em você do que apenas uma noite de sono ruim, incluindo a saúde de seus dentes e gengivas. Um exame odontológico pode detectar sinais de danos à sua saúde bucal, como ranger de dentes (bruxismo) e síndrome da articulação temporomandibular (ATM), que causa dor na mandíbula.
Outros sintomas de apneia do sono que você deve estar ciente podem incluir acordar de manhã com dor de cabeça e dor de garganta.
Sensibilidade dentária e dentes desgastados ou danificados também podem ser sinais de apneia do sono que seu dentista notará em um exame.
A boca seca também pode ser um sintoma comum devido à tendência de respirar pela boca. A saliva desempenha um importante papel protetor contra a formação de cáries e a remoção de partículas de alimentos, aumentando o risco de cárie dentária para pessoas que roncam e têm apneia.
Como o dentista pode ajudar com meu ronco ou apneia do sono?
Mudanças no estilo de vida, como perder peso, reduzir o consumo de álcool, parar de fumar e mudar a posição de dormir, podem ser úteis, embora apenas até certo ponto. Se o ronco ou a apneia do sono se devem a causas estruturais, como estreitamento das vias aéreas ou congestão nasal, podem ser necessários tratamentos específicos. Às vezes, um aparelho oral é recomendado para ajudar a manter as vias aéreas abertas. Isso é usado como um retentor ortodôntico na boca e ajuda a empurrar a mandíbula para frente e manter a língua em uma posição normal. Essa combinação ajuda a manter as vias aéreas abertas para que não haja comprometimento do fluxo de oxigênio.
Consulte o seu dentista se você acha que está roncando ou está sentindo os sintomas mencionados para apneia do sono. Dar os próximos passos para melhorar seu sono, saúde bucal e saúde geral pode ser tão simples quanto uma visita ao dentista.

Dr. Victor Vaz
- Whatsapp(47) 98920-9733
- EndereçoRua 3100, 230 – Centro Balneário Camboriú | SC CEP: 88330-302