O que são as articulações temporomandibulares (ATM)?
As articulações temporomandibulares (ATM) são as 2 articulações que conectam o maxilar inferior ao crânio. Mais especificamente, são as articulações que deslizam e giram na frente de cada orelha e consistem na mandíbula (o maxilar inferior) e no osso temporal (o lado e a base do crânio). As ATMs estão entre as articulações mais complexas do corpo. Essas articulações, juntamente com vários músculos, permitem que a mandíbula se mova para cima e para baixo, de um lado para o outro, para frente e para trás. Quando a mandíbula e as articulações estão devidamente alinhadas, podem ocorrer ações do músculo liso, como mastigar, falar, bocejar e engolir. Quando essas estruturas (músculos, ligamentos, disco, maxilar, osso temporal) não estão alinhadas, nem sincronizadas no movimento, vários problemas podem ocorrer.O que é DTM?
As disfunções temporomandibulares (DTM) são distúrbios dos músculos da mandíbula, articulações temporomandibulares e nervos associados à dor facial crônica. Qualquer problema que impeça o complexo sistema de músculos, ossos e articulações de trabalharem juntos em harmonia pode resultar em disfunção temporomandibular.
O Instituto Nacional de Pesquisa Odontológica e Craniofacial classifica a DTM da seguinte forma:
- Dor miofascial. Esta é a forma mais comum de DTM. Isso resulta em desconforto ou dor na fáscia (tecido conjuntivo que cobre os músculos) e nos músculos que controlam a função da mandíbula, pescoço e ombro.
- Desarranjo interno da articulação. Isso significa uma mandíbula deslocada ou um disco deslocado (almofada de cartilagem entre a cabeça do osso maxilar e o crânio) ou lesão no côndilo (a extremidade arredondada do osso maxilar que se articula com o osso temporal do crânio).
- Doença articular degenerativa. Isso inclui osteoartrite ou artrite reumatóide na articulação da mandíbula.
Você pode ter uma ou mais dessas condições ao mesmo tempo.
O que causa a DTM?
Em muitos casos, a causa real desse distúrbio pode não ser clara. Às vezes, a causa principal é a tensão excessiva nas articulações da mandíbula e no grupo muscular que controla a mastigação, a deglutição e a fala. Esta tensão pode ser resultado de bruxismo. Este é o apertar ou ranger habitual e involuntário dos dentes. Mas traumas na mandíbula, na cabeça ou no pescoço podem causar DTM. Artrite e deslocamento dos discos articulares da mandíbula também podem causar dor na DTM. Em outros casos, outra condição médica dolorosa, como fibromialgia ou síndrome do intestino irritável, pode se sobrepor ou piorar a dor da DTM. Um estudo recente do Instituto Nacional de Pesquisa Dentária e Craniofacial identificou fatores clínicos, psicológicos, sensoriais, genéticos e do sistema nervoso que podem colocar uma pessoa em maior risco de desenvolver DTM crônica.
Quais são os sinais e sintomas da DTM?
A seguir estão os sinais e sintomas mais comuns de DTM:
- Desconforto ou dor na mandíbula (geralmente mais prevalente pela manhã ou no final da tarde)
- Dores de cabeça
- Dor se espalhando atrás dos olhos, no rosto, ombro, pescoço e/ou costas
- Dores de ouvido ou zumbido nos ouvidos (não causados por uma infecção do canal auditivo interno)
- Clique ou estalo da mandíbula
- Bloqueio da mandíbula
- Movimentos limitados da boca
- Apertar ou ranger os dentes
- Tontura
- Sensibilidade dos dentes sem a presença de uma doença de saúde bucal
- Dormência ou sensação de formigamento nos dedos
- Uma mudança na forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam
Os sintomas da DTM podem se parecer com outras condições ou problemas médicos. Faça uma consulta para um diagnóstico.
Dr. Victor Vaz
- Whatsapp(47) 98920-9733
- EndereçoRua 3100, 230 - Centro, Balneário Camboriú - SC, 88330-428



