As enxaquecas afetam milhões de pessoas em todo o mundo e podem ter diversas causas, como estresse, ansiedade, alterações hormonais e até mesmo problemas dentais e articulares, na Atm (Articulação Temporomandibular). Enquanto alguns encontram alívio com medicamentos convencionais, porém valer lembrar, que os remédios não tratam a causa, outros pacientes podem se beneficiar de tratamentos pouco ou nada invasivos oferecidos pelo dentista especializado em dtm e bruxismo e com um controle e tratamento maior sobre a dor.
A disfunção temporomandibular (DTM) é um problema que afeta a articulação temporomandibular, que liga o maxilar ao crânio. Essa articulação é responsável por movimentar a mandíbula para cima e para baixo, para os lados e para frente. Quando algo interfere nesse processo, pode surgir a DTM e a dor de cabeça inclusive.
A DTM pode ser causada por uma série de fatores, incluindo estresse, má postura, bruxismo (ranger ou apertar os dentes), artrite, desalinhamento dentário, traumatismo na mandíbula, entre outros.
Além dos sintomas diretamente relacionados à mandíbula, a DTM também pode causar dores de cabeça frequentes e intensas. Isso acontece porque a musculatura da região da cabeça, do pescoço e dos ombros está diretamente relacionada à articulação temporomandibular.
Existem dois tipos de dor de cabeça muito comum relacionadas a dtm(disfunção temporomandibular):
CEFALEIA TENSIONAL,
a dor de cabeça tensional é a forma mais comum de dor de cabeça. Ela é geralmente causada pelo estresse, ansiedade ou tensão muscular no pescoço e na cabeça. Os sintomas incluem dor na cabeça, na nuca e nos ombros, além de uma sensação de pressão na testa.
MIGRANEA (ENXAQUECA)
Trata-se de uma doença neurovascular que se caracteriza por crises repetidas de dor de cabeça que podem ocorrer com uma frequência bastante variável, atingindo mais mulheres do que homens.
Um pródromo geralmente ocorre antes de uma enxaqueca. O pródromo consiste em sensações que avisam que uma crise está prestes a começar. Essas sensações podem incluir mudanças de humor, dor no pescoço, ânsia de comer, perda de apetite e náuseas.
Uma crise de dor de cabeça pode acontecer a qualquer momento e pode ser caracterizado como mencionados acima, e também pelos seguintes sintomas :
- Dor extrema em um ou ambos os lados da cabeça;
- Sensibilidade à luz;
- Distúrbios visuais conhecidos como aura;
- Visão embaçada;
- Náuseas;
- Tonturas;
- Dor que não é aliviada com medicamentos para dor de cabeça;
- Dor de cabeça que dura até 72 horas.
Tem dúvidas ou quer receber direcionamento do Ambulatório da dor?
Entre em contato conosco,


Nenhum Comentário