A disfunção temporomandibular (DTM) é um distúrbio que afeta a articulação da mandíbula e os músculos da mastigação.A disfunção da articulação temporomandibular (ATM) pode afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa. A ATM é a articulação que liga a mandíbula ao crânio e é responsável pelos movimentos como abrir e fechar a boca, mastigar e falar. Quando há um desequilíbrio ou problema nessa articulação, podem surgir diversos sintomas que afetarão diferentes áreas do corpo.
- Dores de cabeça: A disfunção da ATM pode causar dores de cabeça frequentes e intensas, especialmente na região temporal e na nuca. Essas dores podem ser do tipo tensional ou até mesmo vivenciadas.
- Dor no pescoço: A disfunção da ATM pode levar à tensão muscular no pescoço, causada em dores persistentes e resistência na região.
- Zumbido nos ouvidos: Algumas pessoas com disfunção da ATM podem experimentar zumbido nos ouvidos, conhecido como zumbido. Esse ruído pode ser constante ou intermitente e pode causar a sensação de pressão e desconforto significativo.
- Dores nas costas: Os problemas na ATM podem causar alterações na postura e na forma como uma pessoa se movimenta, o que pode causar dores nas costas e na coluna.
Esses sintomas podem variar em gravidade de pessoa para pessoa e podem afetar a capacidade de realizar atividades cotidianas com conforto. Além disso, a dor e o desconforto contínuo podem levar a problemas emocionais, como ansiedade e depressão, devido ao impacto negativo na qualidade de vida.
É importante buscar ajuda de profissional especializado se você está tendo alguns desses sintomas relacionados à ATM. Um dentista especializado em disfunção temporomandibular (DTM) e em dor poderá fazer um diagnóstico adequado e recomendar o tratamento adequado para melhorar a qualidade de vida e aliviar os sintomas. O tratamento pode envolver a utilização de dispositivos para correção da mordida, terapia de reabilitação, medicação para alívio da dor e lembrando que sempre o tratamento é específico para cada paciente.
Algumas pessoas com DTM têm dificuldade para engolir ou sentem que sua mandíbula está bloqueada. A DTM pode afetar negativamente a qualidade de vida de uma pessoa, causando ansiedade e depressão. O objetivo deste artigo é fornecer informações sobre a DTM e como ela afeta a qualidade de vida. A DTM pode ser um distúrbio complicado de diagnosticar e tratar, mas a boa notícia é que seu dentista que entendi este processo, pode ajudá-lo a gerenciar e tratar sua DTM com uma taxa de sucesso muito alta.
Desequilíbrios neuromusculares e como saber se você tem DTM
Um desequilíbrio neuromuscular é um termo amplo usado para descrever distúrbios que afetam a comunicação entre seus nervos e seus músculos.
Desequilíbrios neuromusculares podem levar a um controle nervo-músculo hiperativo ou a uma perda do controle muscular. Os sintomas hiperativos geralmente envolvem espasmos musculares, cãibras e dor. A perda do controle adequado pode levar à fraqueza muscular e à perda de movimento.
A DTM pode se enquadrar na categoria de ser um distúrbio de desequilíbrio musculoesquelético e neuromuscular. Musculoesquelético está relacionado aos músculos faciais, das costas, e à estrutura óssea facial, e um desequilíbrio neuromuscular refere-se aos nervos enviando sinais incorretos para os músculos faciais e das costas também, isto pode ocorrer.

Maxilar Funcionando Normal

Estalar o maxilar

Maxilar Travado

Luxação da mandíbula
Como a DTM pode afetar sua saúde bucal e geral
A DTM pode afetar a saúde bucal de qualquer pessoa, pois é uma doença que pode causar dor, desgaste dentário, alterações na fala e problemas na articulação da mandíbula.
Se não for tratada adequadamente, a DTM pode provocar desgaste dentário, alterações na fala, danos à articulação da mandíbula, à musculatura da face e até mesmo aos ossos da mandíbula. Por isso, é importante procurar um dentista para avaliar os sintomas da DTM e iniciar o tratamento adequado.
Lidar com a inflamação e a dor constantemente é prejudicial à sua saúde geral.
Além de sua saúde bucal, a DTM também afeta negativamente sua saúde geral.
A dor crônica na mandíbula pode dificultar tudo, desde comer até dormir. À medida que essas áreas de sua vida são afetadas, é fácil sentir-se irritado, ansioso e até deprimido. A dor crônica também pode derrubar o sistema imunológico e aumentar o risco de problemas graves de saúde, como doenças cardíacas.
A inflamação da DTM também pode afetar sua saúde geral. A inflamação pode começar na área da mandíbula, mas pode se espalhar gradualmente para outras áreas do corpo. Um bom exemplo disso é como a inflamação da gengiva (doença da gengiva) pode aumentar os riscos de acidente vascular cerebral, osteoporose, câncer, doenças cardíacas e muito mais.
Tenha alívio de seus sintomas com uma visita ao Ambulatório da Dor Orofacial.
A dor na mandíbula pode não parecer ser um problema grave, especialmente se ela vem e vai. No entanto, se não for tratada, a disfunção da ATM pode prejudicar seriamente as funções cotidianas, como morder, mastigar e falar. Se você acha que pode ter sintomas de ATM, agende uma consulta. O tratamento imediato pode ajudá-lo a gerenciar a condição e melhorar sua qualidade de vida geral.
Viver com sintomas como dor na mandíbula e dores de cabeça não precisa ser o seu novo normal. Os sintomas da DTM são tratáveis e você pode obter alívio mais cedo do que imagina.
Se você suspeitar que tem DTM ou já foi diagnosticado, pode começar sua jornada em direção a uma vida sem dor com uma visita Ambulatório da Dor Orofacial. O melhor de tudo é que enquanto o ajudamos com seu plano de tratamento de DTM, você pode continuar a nos visitar para todas as suas necessidades de atendimento odontológico. Nossos dentistas fornecem uma odontologia especializada.
Tem dúvidas ou quer receber direcionamento do Ambulatório da dor?
Entre em contato ou agende uma consulta
Nenhum Comentário